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Entenda sobre a Automação de processos com RPA (Robotic Process Automation)

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Escrito por Qualitor

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, deseja aprender algo sobre Robotic Process Automation (RPA) além de entender seu conceito, as aplicações, entre outros.

Por isso, separamos este texto: para explicar um pouco sobre o que é o RPA, como ele se difere da automação tradicional e como ele pode trazer benefícios para o processo ao ser integrado com serviços de atendimento, como service desk, call center, ouvidorias, atendimentos em redes sociais, entre outros.

A qualidade do trabalho de uma equipe depende de preparação e treinamento, mas pode ser otimizada com apoio da tecnologia. Por meio de processos que facilitem e até mesmo excluam tarefas burocráticas do dia a dia, o trabalho torna-se mais focado no que realmente importa.

O que é o Robotic Process Automation (RPA)?

Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia alimentada por inteligência artificial, que­, com ajuda de softwares e de um banco de dados constantemente atualizado e inteligente, contribui para a automação ainda mais eficiente de processos de atendimento ou até mesmo de produção.

Por meio dessa solução tecnológica, as empresas encontram atalhos para reduzir o tempo de atividades que antes poderiam ser realizadas apenas por humanos e, ao mesmo tempo, diminuir os erros nos processos, aumentando a produtividade.

Qual a diferença em relação à automação tradicional?

A principal diferença da tecnologia RPA com relação à automação tradicional é a sua flexibilidade e capacidade de se adaptar às mais diversas situações, de forma automática, sem intervenção humana.

Graças ao RPA, situações conflitantes ou que dependam de uma decisão não programada são tomadas pelos próprios robôs sem interrupção do processo e sem a necessidade de desgaste humano com um problema que pode ser resolvido pela máquina.

A automação tradicional, por sua vez, exige uma supervisão constante e intervenção sempre que apresenta algum problema em seu desempenho ou processo. Isso causa, muitas vezes, uma interrupção nos processos naturais do trabalho, além, é claro, de ocupar o tempo de um profissional que poderia ser produtivo em outra atividade ou na resolução de uma questão mais importante.

Quais as vantagens do RPA?

Robotic Process Automation oferece inúmeras vantagens para as organizações que resolvem adotá-lo como procedimento e ferramenta de otimização dos seus processos. Listaremos algumas a seguir!

Padronização dos processos

A execução do trabalho feito por robôs garante uma padronização impecável nos procedimentos de trabalho e faz com que a organização da empresa seja um diferencial entre as demais.

A padronização dos processos contribui, inclusive, para mensuração de resultados e controle dos cenários como um todo, já que dá uma visão macro do negócio.

Otimização dos processos

O trabalho programado e controlado por robôs também ajuda a tornar os métodos mais eficientes, agilizando atendimentos e produções e tornando o ambiente muito mais produtivo que de costume.

Como o RPA é “autossustentável”, já que utiliza inteligência artificial, os robôs aumentam seu repertório ao longo do processo. Isso traz melhoria contínua e confiabilidade no trabalho. Fica muito mais fácil destinar os profissionais para outras atividades que exigem mais personalização e atenção humana.

Diminuição de erros

O erro é inerente ao ser humano exatamente porque não somos máquinas programadas para executar a tarefa repetidas vezes sem falhar; os sistemas em RPA são. São robôs criados exatamente para essa função e, por isso, foram programados para trabalhar com o máximo de precisão e eficiência possíveis.

Essa realidade diminui as possibilidades de falhas no processo e ajudam a criar uma produção independente e mais eficiente que a tradicional. A diminuição de erros contribui para o fortalecimento da imagem da sua empresa e para economia, já que falhas geralmente são atreladas a prejuízos, como falaremos no próximo tópico.

Redução de desperdícios e prejuízos

A diminuição dos erros humanos, já que esses processos são destinados aos robôs, contribui, consequentemente, para queda de desperdícios e para redução de prejuízos. O procedimento, totalmente automatizado, garante não apenas agilidade, mas precisão e eficiência, com garantia dos resultados.

Melhor aproveitamento do tempo de sua equipe

Como uma das principais características do RPA é cuidar, com precisão, dos métodos mais burocráticos do atendimento, ele libera automaticamente mais tempo para que seus profissionais possam cuidar dos detalhes mais importantes do processo.

Com mais tempo para execução das tarefas mais importantes, fica mais fácil ainda aumentar a excelência dos serviços e conquistar a credibilidade do público.

Como funciona a integração entre RPA e os serviços de atendimento?

Por meio do RPA, é possível deixar tarefas burocráticas como atualização de web site, preenchimento de formulários e planilhas de Excel sob os cuidados dos robôs.

Um exemplo prático: se, durante o atendimento, seu funcionário precisa pedir um tempo ao cliente para preencher os dados e procedimentos, com o RPA essa função é facilmente repassada para os robôs. Isso garante agilidade no atendimento e precisão no preenchimento das informações.

Esses, no entanto, são apenas exemplos das possibilidades que podem ser delegadas aos sistemas operados pela tecnologia Robotic Process Automation, que é ampla, diversificada e totalmente personalizável às necessidades do seu negócio.

Redução com mão de obra e agilidade do atendimento

Especialmente nas empresas de atendimento, como call centers, help desk, ouvidorias e similares, os processos de RPA podem ser úteis para reduzir a mão de obra, já que agrega em seus pormenores muitas atividades que antes poderiam ser executadas apenas pelos atendentes humanos.

Além disso, como já mencionamos, ajuda a agilizar o trabalho reduzindo o Tempo Médio de Atendimento (TMA) e aumentando a excelência na prestação de serviços da sua empresa.

A tecnologia pode e deve ser uma aliada aos processos de atendimento. A implementação desse sistema faz com que o seu empreendimento se mostre conectado e totalmente em sintonia com as tendências do mercado e as principais ferramentas para oferecer os melhores serviços ao público.

Lembre-se de contratar uma empresa especializada para que a implementação do RPA em seu negócio não seja apenas mais um problema, mas sim uma solução eficiente.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e convidamos você a entrar em contato com a nossa empresa para obter mais informações sobre o tema. Descubra como o RPA pode gerar mais produtividade, qualidade e lucro para o seu negócio. Fale com um de nossos consultores!

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Qualitor

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