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Entenda a importância do atendimento ao cliente online

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Escrito por Qualitor

Já faz um tempo que os negócios vêm se transformando através da presença cada vez maior das empresas no mundo virtual. Os consumidores estão, mais do que nunca, presentes na rede, fazendo com que haja a necessidade de um atendimento ao cliente online efetivo!

A grande verdade é que estamos acostumados com a internet, e ter esse tipo de atendimento já é considerado imprescindível para que a empresa tenha mais chances de sucesso. Além disso, a web tem se mostrado um excelente canal de divulgação, oferecendo um ótimo custo-benefício em todos os aspectos.

Porém, esse custo-benefício só será real se a empresa souber lidar com seus clientes, atuais e potenciais. Afinal, o atendimento online pode ser uma base para todo ciclo de relacionamento: desde o início, na sua captação, no desenvolvimento da negociação e até em ações de pós-venda, inclusive na fidelização.

Para deixar esse assunto mais claro, listamos aqui 6 benefícios que o atendimento ao cliente online pode trazer para o seu negócio. Confira!

1. Praticidade para o cliente e para o negócio

O primeiro benefício que o atendimento online pode trazer, para o seu negócio e para seus consumidores, é a praticidade.

Com a correria do dia a dia, o cliente busca maneiras de resolver suas demandas da forma mais rápida possível. Se a sua empresa tiver forte presença da rede, será possível que ele realize o contato de forma ágil, utilizando qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Para o negócio, a vantagem é evidente, visto que será viável realizar um bom atendimento de forma rápida e simples, algo muitas vezes impensável se comparado ao o atendimento presencial.

Porém, tenha em mente que não adiantará nada ter vários canais disponíveis para o cliente entrar em contato com a empresa, se a resposta demorar mais do que 24 horas para ser dada. Portanto, agilidade nas respostas é essencial!

Para não quebrar a expectativa do consumidor, deixe alinhado qual será o tempo de resposta para as solicitações desde o início do atendimento.

2. Segurança da informação

Um dos principais ganhos no atendimento ao cliente online é que, através dele, será muito mais fácil registrar informações que foram trocadas entre o atendente e o consumidor, para utilizá-las no futuro.

Por isso, é importante investir em um processo que forneça a possibilidade de centralizar todas as informações do cliente: desde os seus dados de contato até todas as interações que ele teve com o atendimento da empresa, independentemente do que tenha sido solicitado.

Isso é considerado uma boa prática de segurança da informação pois, caso a empresa receba reclamações, ela terá em mãos todo o registro de contato para poder resolver aquela situação da melhor maneira possível.

A informação é a chave do bom atendimento!

3. Apoio de ferramentas

Existem diversas ferramentas que têm plena condição de fornecer apoio para a prática do atendimento online, o que facilita a coleta e organização das informações a respeito de seus clientes.

Essas ferramentas oferecem soluções para registro de tickets por e-mail, telefone e redes sociais, e, também, auxiliam a comunicação instantânea através de chats, oferecendo software próprio para isso.

É possível, ainda, registrar todas as informações do cliente por meio de sistemas de CRM — muito utilizados para gerenciar o relacionamento com os clientes.

Faça uma avaliação do que será preciso para que a sua operação tenha um bom braço tecnológico e, após isso, analise qual ferramenta te atenderá melhor. Não se esqueça de avaliar a reputação do fornecedor antes de contratá-lo.

4. Retorno financeiro

Muitos dizem que tempo é dinheiro, não é mesmo? Quando se trata de negócios que estão na internet, essa frase tem um significado prático.

Isso porque, com a rapidez que a web oferece, fica cada vez mais fácil atender às necessidades de futuros clientes que estão interessados nos produtos e serviços da empresa.

Dessa maneira, as chances de conseguir fechar negócios em menos tempo aumentam! Por isso, investir em canais de comunicação e atendimento ao cliente online poderá trazer um retorno mais rápido do que você jamais imaginou para a sua empresa.

5. Credibilidade para o negócio

Como a maioria das pessoas busca soluções para seus problemas através da internet, ter um atendimento online eficiente aumenta, e muito, a credibilidade do negócio.

Sua empresa passará a imagem de que é um serviço moderno e extremamente preocupado com a satisfação de seus clientes. Além disso, transmite uma sensação extra de segurança, mostrando que a empresa é confiável para fechar negócios sem a necessidade de uma visita presencial, e está acessível para esclarecer dúvidas e responder por eventuais problemas a qualquer momento.

Tenha em mente que um bom atendimento vai além do SAC de seu site. Ele deve estar presente em outros canais, como nas redes sociais. Através delas, é possível criar campanhas para a empresa aprofundar o contato com seus seguidores e se aproximar cada vez mais do seu público-alvo.

6. Desenvolvimento de empatia

Um ponto importante que define se um atendimento é bom ou não é o quanto o atendente consegue se colocar no lugar do cliente, ou seja, a sua capacidade de ser empático. Então, a empresa e os colaboradores deverão exercitar cada vez mais sua empatia. Essa é uma forma de se aproximar do cliente e fidelizá-lo, para que ele volte a usufruir de seus serviços ou produtos.

Se, por um lado, é uma ótima oportunidade para os colaboradores desenvolverem uma habilidade considerada importante no mercado de trabalho, e que pode ajudar a ter uma boa convivência no ambiente empresarial, por outro, um atendimento cuidadoso ao cliente vai aumentar a avaliação positiva de seu negócio na internet, onde as opiniões dos usuários contam mais do que um anúncio ou qualquer matéria jornalística.

É importante destacar que, mais do que atender o cliente de forma educada, é fundamental resolver de fato os seus problemas. Dessa forma, será muito mais viável construir uma boa reputação de atendimento ao cliente online!

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