Conhecimento

Como aplicar a gestão do conhecimento nas organizações

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Escrito por Qualitor

 

Desenvolver a gestão do conhecimento nas organizações é algo muito importante para as empresas. Isso se justifica pelo fato de que tal disciplina, que tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos anos, envolve diversas áreas da empresa, como a gestão de competências, a gestão do capital intelectual, entre tantas outras.

De maneira geral, podemos dizer que a gestão do conhecimento é o conjunto de ações colocadas em prática para identificar e fazer uma análise dos conhecimentos que a empresa já tem, e também os que devem ser desenvolvidos na organização, para que os trabalhos sejam sempre aperfeiçoados.

Pensando em ajudá-lo a desenvolver a gestão do conhecimento na sua empresa, vamos explicar, neste post, um pouco mais sobre a gestão em diferentes áreas do conhecimento. Aqui você também vai conhecer uma série de boas práticas para aplicá-la ao seu negócio. Vamos lá?

As 3 principais subáreas da gestão do conhecimento nas organizações

A gestão do conhecimento nas organizações se divide em três principais subáreas: gestão do capital intelectual, gestão de competências e aprendizagem empresarial.

1. Gestão do capital intelectual

A gestão do capital intelectual parte do pressuposto de que a empresa deve utilizar, da melhor forma possível, os conhecimentos específicos de cada colaborador que oferece. Sendo assim, é preciso identificar habilidades e conhecimentos acadêmicos para estruturar um quadro de funcionários bem alinhado e estratégico.

A ideia é que a gestão do capital intelectual possa identificar o melhor posto de trabalho para cada colaborador, para que suas habilidades possam ser mais bem exploradas.

No caso de um funcionário que tem habilidade para falar e organizar tarefas, uma função de líder pode ser uma boa oportunidade, enquanto uma pessoa de personalidade introspectiva, mas com muito conhecimento técnico, pode atuar na realização de tarefas mais burocráticas, por exemplo.

2. Gestão de competências

Quando falamos em gestão de competências, estamos nos referindo àquilo que é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Assim, o responsável pela elaboração do quadro de colaboradores da empresa, por exemplo, precisa identificar quais são as formações acadêmicas exigidas para cada função da organização.

Também sobre a gestão de competências, é importante que seja analisado quais são os conhecimentos necessários para os funcionários na empresa.

Desse modo, se um novo software for implantado ou uma nova legislação modifique a forma como uma atividade é feita na organização, pode ser avaliada a necessidade da realização de um curso para os colaboradores da empresa, por exemplo.

3. Aprendizagem empresarial

Outra área da gestão do conhecimento nas empresas diz respeito à aprendizagem empresarial. Isso quer dizer que deve-se criar um ambiente de trabalho em que a pesquisa e o aprendizado devem ser constantes.

Uma ideia interessante é que a empresa firme parcerias com escolas, universidades e outras instituições de ensino que possam oferecer descontos ou bolsas de estudo para cursos de curta duração ou de pós-graduação.

Além disso, outra prática que pode ser estimulada é a criação de uma biblioteca na empresa, para que os funcionários possam retirar livros e também solicitar a compra de novos materiais.

5 dicas para aplicar a gestão do conhecimento nas organizações

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferentes subáreas da gestão do conhecimento nas organizações, é chegado o momento de colocar essa teoria em prática na empresa. Para isso, elencamos algumas dicas.

1. Planeje as ações da empresa

Provavelmente, a sua empresa tem um planejamento estratégico, não é mesmo? Por isso, ao planejar as ações da organização, deve-se levar em consideração a gestão do conhecimento.

Um dos itens que faz parte de uma estratégia esmiuçada em um plano de ação do planejamento é o recurso humano, ou seja, a pessoa mais indicada para ficar responsável sobre aquilo. Isso deve ser feito com muito cuidado, para que sempre o colaborador mais capaz para realizar o solicitado, seja designado para fazê-lo.

Também é importante que a gestão do conhecimento faça parte da missão, da visão e dos valores que a empresa acredita, pois, somente assim, com isso incorporado na cultura organizacional, os resultados positivos acontecerão de fato.

2. Crie canais de discussão

Criar o debate na empresa é muito importante, pois somente com a troca de conhecimentos pode-se desenvolver uma cultura colaborativa, em que cada membro da empresa pode contribuir para um objetivo em comum.

Para que as trocas de ideias ocorram, no entanto, deve-se criar canais para que a discussão seja realizada. Com ferramentas como a intranet, é possível criar fóruns de uso interno para que as questões sejam levantadas e debatidas, por exemplo.

3. Faça reuniões diárias

Os líderes de setor devem fazer pequenas reuniões diárias, com cerca de cinco minutos de duração. Essas reuniões devem expor as metas do dia, trazer uma mensagem motivacional ou uma pequena dica para que o dia seja mais produtivo.

Já para a tomada de decisões, é possível utilizar a técnica do brainstorming, em que todos podem dar sugestões livremente sobre um assunto e, ao final, chega-se a uma conclusão sobre o que deve ser feito.

4. Registre o aprendizado

Tudo o que é aprendido na empresa deve ser registrado, por meio de ferramentas como atas e relatórios, por exemplo. Todas as experiências, negativas ou positivas, devem ser registradas para que possam ser consultadas posteriormente.

Assim, sempre que uma nova decisão precisa ser tomada, poderão ser consultadas as informações registradas, o que possibilita que erros sejam evitados e que decisões acertadas possam ser repetidas ou aperfeiçoadas.

5. Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas internas demonstram o índice numérico de satisfação dos colaboradores com a empresa. Quando esse levantamento for realizado, deve-se perguntar sobre a gestão do conhecimento, buscando saber se os colaboradores pensam que estão conseguindo contribuir com a empresa e, ao mesmo tempo, conquistando novos conhecimentos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a gestão do conhecimento nas organizações, pode colocar tudo isso em prática na sua empresa para obter resultados positivos!

Para saber mais sobre o assunto, o que acha de dar uma olhadinha do nosso passo a passo para gestão do conhecimento? Temos certeza de que a leitura será muito produtiva e interessante para o seu negócio!

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Qualitor

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